3 de mai de 2011

Retomada do Projeto

Na cidade de Manaus não há nenhuma Escola de Psicanálise que contribua para a transmissão do saber psicanalítico dentro e fora do âmbito universitário, que fomente pesquisas em torno de temáticas psicanalíticas e que favoreça a produção de um novos saberes.
O projeto Psicanálise na Cultura,  criado pelo Prof. Manoel Dias Galvão, vinculado ao Departamento de Clínica Médica da UFAM, ao longo de mais de dez anos de existência, manteve diálogo com as mais diversas áreas do saber, fomentou e realizou várias pesquisas, deu origem ao livro Como Funciona a Psicanálise e a um capítulo do livro O (Im)possível Diálogo entre Psicanálise e Psiquiatria, pretendendo sempre fazer apelo, principalmente, aos alunos e professores dos mais diversos cursos e das mais diversas universidades para participarem do mesmo e a darem a sua contrubuição na construção dos mais variados saberes.
No período de dezembro de 2010 à março de 2011, as atividades deste e de outros projetos foram suspendidas devido ao que aconteceu com o Prof. Galvão. Nesse período, discutiu-se a possibilidade de continuar as atividades do Psicanálise na Cultura, assim como outros projetos, mesmo com o não retorno de seu coordenador.
Nesse ínterim, também procurou-se saber se outros professores(as) gostariam de dar continuidade aos relevantes projetos do Prof. Manuel Dias Galvão.
Assim, a partir de abril de 2011, o Prof. Waieser Bastos, Mestre em Psicanálise e Práticas Clínicas pela Universidade Federal do Ceará-UFC, se dispôs coordenar parte dos projetos que estavam sob a coordenação do Prof. Galvão.
Atualmente, devido tanto ao ocorrido com o Prof. Galvão, como a recém entrada do Prof. Waieser, assim como a reforma que está ocorrendo em parte da Faculdade de Medicina, estamos discutindo a forma pela qual daremos continuidade às atividades do Projeto Psicanálise na Cultura. Estamos nos encontrando aos sábados, a partir das 15:00, na Faculdade de Medicina da UFAM, para discutir assuntos referentes aos projetos, assim como textos com temáticas psicanalíticas.
Neste próximo sábado faremos um encontro informal para discutir os princípios básicos da metapsicologia freudiana.

Dúvidas ou desejo de participar das discussões, mandar e-mail para bruno_rudar@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário