9 de jul. de 2010

Interpretando os sonhos


Neste próximo sábado, dia 10 de julho de 2010, o Prof. Dr. Galvão abordará alguns conteúdos oníricos relatados na obra de S. Freud, A Interpretação dos Sonhos, entre estes, o da BelaAçougueira/Salmão Defumado e o sonho Meu Tio.

Segue uma mostra:

"O senhor sempre me diz", começou uma inteligente paciente minha, "que o sonho é um desejo realizado." Pois bem, vou lhe contar um sonho cujo tema foi exatamente o oposto - um sonho em que um de meus desejos não foi realizado. Como o senhor enquadra isso em sua teoria? Foi este o sonho:
          "Eu queria* oferecer uma ceia, mas não tinha nada em casa além de um pequeno salmão defumado. Pensei em sair e comprar alguma coisa, mas então me lembrei que era domingo à tarde e que todas as lojas estariam fechdas. Em seguida, tentei telefonar para alguns fornecedores, mas o telefone estava com defeito. Assim, tive que abandonar meu desejo de oferecer uma ceia."

* Primeira pessoa do singular, no Pretérito Imperfeito do Indicativo.

---

I. Meu amigo R. era meu tio. - Eu tinha por ele um grande sentimento de afeição. 
II. Vi seu rosto diante de mim, um tanto modificado. Era como se tivesse sido repuxado no sentido do comprimento. Uma barba amarela que o circundava destacava-se de maneira especialmente nítida. 
Seguiam-se as duas outras partes que omitirei - mais uma vez, uma idéia seguida de uma imagem.

Cont. Polifonia dos Sonhos
Investimento: R$ 20,00 (estudante) R$40,00 (profissional)
Horário: 14:00 às 16:00
Local: Auditório Zerbini da Faculdade de Medicina
, ao lado do Ambulatório Araújo Lima, rua Afonso Pena, S/N, Boulevard. Próximo à Drogaria Nossa Senhora de Nazaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário