21 de mar. de 2010

Rede de Psicanálise do Amazonas

α RPA Manaus, 11 de março de 2010




Prezados Senhor (a),

“A Rede de Psicanálise do Amazonas - RPA em parceria com os projetos de extensão “Psicanálise na Cultura” e” A Criança como Desafio”, desenvolvidos junto ao Departamento de Clínicas Médicas da Faculdade de Ciências da Saúde - UFAM, estará promovendo, nesse 10 de abril próximo, a palestra “A Transferência na Clínica – de Freud a Lacan,” de autoria do psicanalista Francês Fernando de Amorim.

O evento, que acena como o início de uma grande jornada de natureza científico-cultural da RPA em Manaus, tem procedência franco-brasileira, aberto ao público e dirigido tanto a profissionais da área psi,clínicos em geral, como a professores e alunos do ensino superior, pois é parte integrante da política de extensão da Universidade Federal do Amazonas em seus objetivos de estender saber e serviços à comunidade amazonense.

O palestrante, Fernando de Amorim é Diretor da CPP (Consultation publique de psychanalyse), Paris IX; Presidente do RPH (Réseau para à Psychanalyse no Hôpital); Membro da SFHM ( Société Française d'Histoire de la Médecine); Membro da equipe « Syndromes psychogènes », Départemento saude environnement do Instituto national (françês) de vigilância sanitária, serviço de saude publica francês; Diretor da Revista de psychanalyse e clinica médica (Paris) .

A iniciativa visa o estreitamento do laço sócio-cultural em prol da transmissão do “saber” psicanalítico e do aprimoramento da clínica. E, por seu caráter inaugural, o evento será amplamente divulgado e contará com a participação especial da TV UFAM, por onde será gravado e exibido em sua grade de programação. Além disso, a coordenação do evento deverá proceder à divulgação prévia do evento e de seus apoiadores através de inserções na TV UFAM e do envio de press release por meio de imagem e texto para os principais jornais, programas de TV e rádio, bem como por meio da tradicional panfletaria e de cartazes, em número e especificidades identificadas ao público alvo nas universidades e instituições de saúde.

Esta coordenação vem, nesse momento e em nome da equipe docente e discente envolvida no projeto solicitar sua adesão em forma de parceria de apoio cultural ao presente movimento de difusão do saber psicanalítico, onde membros, voluntários e alunos, tentamos fornecer meios aos interessados e comprometidos com a causa analítica, de fundar uma Escola de Psicanálise no Amazonas. Manaus não pode permanecer mais tempo como uma das poucas capitais brasileiras excluídas dessa iniciativa de melhoria da qualidade de vida e serviços, na reciclagem e produção de conhecimento no campo da saúde mental.

Agradecendo antecipadamente seu interesse e atenção, essa coordenação está a sua inteira disposição para quaisquer informações adicionais que se façam necessárias.

Atenciosamente,

Astrid Caminha


RPA – Rede de Psicanálise do Amazonas

2 comentários:

  1. O que é loucura/insanidade senão o excesso de um querer e de um poder? Balzac

    ResponderExcluir
  2. "A loucura, longe de ser uma anomalia, é a condição normal humana. Não ter consciência dela, e ela não ser grande, é ser homem normal. Não ter consciência dela, e ela ser grande, é ser louco. Ter consciência dela, e ela ser pequena, é ser desiludido. Ter consciência dela, e ela ser grande, é ser gênio." "FERNANDO PESSOA"

    ResponderExcluir